terça-feira, 27 de julho de 2010
Segurança para as propriedades rurais

 

 

A expectativa do mercado brasileiro é de que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas chegará este ano a 146,5 milhões de toneladas, superando em 9,4% a produção obtida em 2009. Embora o governo federal subvencione parte do prêmio do seguro rural, essa proteção atinge 6,7 milhões de hectares, ou seja, 11% da área ocupada pela agricultura. A indústria do seguro, no entanto, oferece um leque de produtos para os produtores rurais cobrindo não só a atividade agrícola, mas também a atividade pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores. 


O BB Seguro Agrícola, criado especialmente para o agricultor que possui financiamento com o Banco do Brasil, oferece indenização dos prejuízos causados à lavoura decorrentes de chuvas excessivas, incêndio, queda de raio, tromba d´água, ventos vortes, ventos frios, granizo, seca, geada e variações excessivas de temperatura. Não estão cobertos os riscos provenientes de doenças, pragas e seca para as culturas irrigadas. 

A Allianz desenvolveu um portifólio com nove produtos que cobrem as principais perdas nas plantações e imprevistos com os equipamentos agrícolas. Entre os serviços está o Allianz Propriedades Rurais, que protege as instalações, edificações e construções, além de máquinas agrícolas fixas e/ou estacionárias. A companhia também oferece o Allianz Benfeitorias Rurais, cobrindo o investimento feito em equipamentos agrícolas. 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram comunicados às seguradoras que operam com o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural cerca de 14 mil avisos de sinistros em 2009. Somente no ano passado foram pagos R$ 278,5 milhões em indenizações aos produtores rurais, cujas produções sofreram com as intempéries climáticas. Os principais prejuízos foram decorrentes das inundações no Rio Grande do Sul, do granizo nos municípios gaúchos e catarinenses, além da alternância de seca e geadas no Paraná.



Fonte: Redação
 

Enviar para um Amigo:

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar notícia para:
Notepolice